sábado, 17 de janeiro de 2009

dESENHANDO A NATUREZA MORTA

E sempre me perguntam "como foi que você aprendeu a desenhar?". É difícil responder, porque eu mesmo não sei. Mas não há segredo no desenho. Desenhar é imprimir você no papel. O seu desenho é uma digital, nunca sairá igual ao outro; seja outro desenho seu, seja um desenho de outra pessoa.

Outra coisa que as vezes me pedem é que eu ensine a desenhar. Simplesmente impossível para mim. Mas hoje eu vou tentar dar uma aula de como se desenhar a natureza morta:

1) Olhos vermelhos, garganta seca, mãos trêmulas (tente desenhar o movimento), corpo sujo e cansado, expressões faciais de desespero, lágrimas. Servirão de esboço para a primeira lição.

2) Agora precisamos dar a impressão de que essa matéria que desenhamos realmente está morta, para isso precisamos dar mais expressão a essa morte. Tente desenhar o grito do perturbado, do injustiçado e daquele que perdeu a esperança.

3) Última e mais importante lição. Olhe o espelho, e se ele refletir uma massa acinzentada, de veias saltantes, olhos profundos e exibidor de olheiras, musculatura flácida e vulnerável, uma imagem que até mesmo consegue reproduzir o mau cheiro sendo exalado...


Está na hora de usar uma borracha branca e macia, para não estragar o papel, e recomeçar a desenhar a natureza morta através de uma nova perspectiva do seu campo visual.






3 comentários:

Tom disse...

Ei, ei, ei! És mais um doido que faz Arquitetura? Jesus, Alagoas vai ficar saturada... hehehehehe
Engraçado... é mesmo muito difícil dizer como a gente sabe ou aprende a desenhar... É quase como um esquema de sobrevivência, pra mim... e pra você?
Abraço!

Fabinho disse...

/\
||

Tom? Oxente... hehe
Deixa o menino fazer design em PAZ

Não sei quando eu aprendi porque eu não sei =} AH! O Tom me linchou por causa do MEME, viu Ben? RUM!

Abraços, senhor de férias.

Nessa disse...

Reconheço bem essa pranchetinha. Nossa, você usa todos os materiais (kkkk), eu sempre esqueço da bendita flanela... E a Ana Regina vive limpando minha prancheta dizendo: "- Compre o bigóóóóde!" (kkkkk) Eu nunca levei jeito pro desenho, não tenho dom pra isso... Preciso desinrolar.